sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ubuntu para tablets chega em 2011

Ubuntu para tablets chega em 2011

 

Executivo da Canonical confirma o lançamento. Plataforma deve consumir menos energia e oferecer acesso rápido aos aplicativos.

Ontem, 10 de junho de 2010 às 15h50

A Canonical pretende lançar uma versão do sistema operacional Ubuntu direcionada para tablets. A novidade tem como intenção expandir o mercado da empresa dentro do setor móvel.

De acordo com o site InfoWorld, a plataforma será uma versão mais leve do Linux e deve ter uma interface touchscreen simplificada. Em entrevista ao site, o vice-presidente de serviços OEM da Canonical, Chris Kenyon, informa que os aparelhos com o novo SO podem chegar ao mercado no início de 2011.

A Canonical já entrou em contato com as fabricantes de tablets e componentes para planejar uma forma de o sistema operacional rodar de forma rápida e com menos consumo de bateria que os seus concorrentes.

Já foram assinados contratos com as fabricantes de chips Freescale, Texas Instruments e Marvell, responsáveis pela produção de chips baseados no processador Arm, para equipamentos como tablets e netbooks. A companhia também está em negociação com a Intel e Pixel Qi para trabalhar no processo de redução de consumo de energia.

O executivo da Canonical ressalta ainda que um dos focos da nova plataforma será o acesso ágil aos aplicativos mais utilizados pelo usuário e também a compatibilidade com drivers multitouch.

O sistema operacional terá como base a versão 10.10 ainda não lançada do Ubuntu, apelidada de Maverick Meerkat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário