Netflix: aumento entrará em vigor até julhoANDREW HARRER / BLOOMBERG NEWS
SÃO FRANCISCO - A Netflix vai aumentar seus preços pela primeira vez em três anos para ajudar a custear o aumento da programação em vídeo pela internet, como o popular drama político “House of Cards”. O aumento, que entrará em vigor até julho, elevará os preços em US$ 1 ou US$ 2 por mês para novos clientes. Segundo o escritório da Netflix no Brasil, o país estará incluído no aumento, já que a estratégia é global.
Os brasileiros pagam pelo serviço atualmente R$ 16,90 por mês. Em todo o mundo, são 48 milhões de assinantes, sendo 36 milhões nos EUA, que continuarão a pagar US$ 8 por mês, pelo menos, no próximo ano, segundo informou o diretor executivo da Netflix, Reed Hastings.
— É emocionante quando nós vemos os shows e filmes que nós poderemos obter se tivermos um orçamento maior — disse Hastins à agência Associated Press. — Nós queremos fazer o serviço cada vez melhor para mais pessoas se juntarem a nós.
A Netflix anunciou o aumento durante a divulgação dos resultados no primeiro trimestre. A empresa vem investindo mais para competir com os canais tradicionais de televisão a cabo, como HBO, e empresas de tecnologia, como Amazon, Hulu, Microsoft e Yahoo, que estão planejando comprar mais de programação de vídeo na internet de estúdios de Hollywood .
— Eu acho que eles precisam para aumentar o preço para continuarem a ser rentáveis — disse o analista da Wedbush Securities Michael Pachter da Netflix.
A Amazon aumentou recentemente o preço do seu serviço Prime, que inclui um acervo de vídeos na internet, de US$ 79 para US$ 99 anuais.
O anúncio do aumento fez as ações da empresa subirem na Bolsa de Nova York, mas o reajuste também embute um risco: a Netflix perdeu 800 mil assinantes em 2011, quando a última mudança nos preços foi anunciada. As ações chegaram a cair mais de 80% até voltarem a se recuperar em agosto de 2012.
Os papéis atingiram o pico de US$ 458 no mês passado, levando a investidores a preocupação de que algumas ações de tecnologia tinham aumentado muito, muito rapidamente. O valor de mercado da Netflix quase quadruplicou no ano passado.
Mas o aumento deste ano vem em uma situação muito diferente da de 2011. Além de garantir aos atuais assinantes a manutenção do valor por um determinado período, a Netflix vem se firmando como um espelho da HBO na internet, com um quadro de programação exclusiva.
A economia também está em melhor situação do que há três anos, o que reduz o impacto do aumento no orçamento doméstico, afirma Tuna Amobi, analista da S&P Capital IQ.
A companhia terminou março com 35,7 milhões de assinantes nos EUA, sendo que 2,25 milhões começaram a pagar pelo serviço no primeiro trimestre. No Canadá são 1,75 milhão de assinantes e, em outros países, 12,7 milhões.
Ao mesmo tempo, o serviço da Netflix de entrega de DVDs pelo correio está morrendo lentamente. Em março, a empresa tinha 6,7 milhões de clientes nesse segmento, uma queda de 52% frente aos 13,9 milhões que pagavam pelo serviço há apenas dois anos. Os preços do aluguel não mudaram, mas os custos postais subiram.
O crescimento da Netflix tem sido impulsionado pelo foco em programação exclusiva, como a série "House of Cards", na qual Kevin Spacey vive um político astuto com planos para se tornar presidente dos Estados Unidos. A Netflix lançou todos os 13 episódios da segunda temporada em 14 de fevereiro.
Nos três primeiros meses do ano, a Netflix teve ganho de US$ 53 milhões, enquanto no ano passado, no mesmo período, o lucro havia sido de US$ 2,7 milhões. A receita subiu 24% frente ao ano passado, para US$ 1,3 bilhões, em linha com as projeções dos analistas.
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