A Intel e vários de seus parceiros disseram que vão fazer cabos de 800Gbps e os disponibilizarão no segundo semestre deste ano, o que trará grandes aumentos de velocidade para supercomputadores e centros de dados.
Os cabos de 800Gbps da Intel
Esses novos cabos são baseados na tecnologia de Silício Photonics da Intel, que transmite 25Gbps em cada fibra óptica. No ano passado, a Intel demonstrou uma velocidade de 100 Gbps em cada direção usando oito fibras.
Um novo conector, chamado de “MXC”, tem capacidade para até 64 fibras (32 para transmissão e 32 para receber dados), permitindo um salto para 800Gbps em uma direção e 800Gbps na outra, ou um agregado de “1.6Tbps”, de acordo com a Intel.
É um grande avanço em relação aos cabos usados comumente, que são de 10 Gbps, e que são usados para conectar switches e outros equipamentos em centros de dados.
Além disso, a tecnologia de fibra também mantém a sua velocidade máxima em distâncias muito maiores do que o cobre. Um envio de 800Gbps em distâncias de até 300 metros.
“Conjuntos de cabos MXC foram amostrados pela Corning para os clientes, e estará em produção no 3 º trimestre de 2014″, revelou uma apresentação da Intel. “A US Conec anunciou que vai vender peças de conexão MXC para a Corning e outras empresas de conexão.”
Centros de dados de computação em nuvem são susceptíveis a usar a tecnologia. “Eles serão os primeiros a adotar qualquer velocidade que você pode dar a eles”, disse David Hessong, gerente de produtos da Corning.
Nenhum comentário:
Postar um comentário