SPAM e phishing são duas das pragas mais antigas da era da internet. Mensagens inoportunas, que tem como objetivo dar golpes em internautas, existem desde o início da web e continuam em grande quantidade. Mas o Google afirmou estar vencendo a guerra contra essas duas modalidades do cibercrime.
Guerra contra SPAM e phishing “ainda está longe de terminar”
De acordo com post feito no blog Google Online Security Blog, “91,4% dos e-mails que não são spams enviados para os usuários do Gmail vem de remetentes autenticados”. Isso “ajuda o Gmail a filtrar bilhões de mensagens fingindo ser algo que não são que entrariam nas caixas de entrada dos nossos usuários”, disseram os pesquisadores de segurança da empresa, Elie Bursztein e Vijay Eranti.
A publicação ainda mostra que 74,7% das mensagens recebidas pelo serviço de e-mail do Google possuem autenticação DKIM (DomainKey Identified Email) e SPF (Sender Policy Framework), enquanto 14,4% utilizam apenas SPF e 2,25% DKIM. Só 8,6% não são autenticadas.
Apesar do avanço, “a guerra contra os spammers ainda está longe de terminar”, declara a postagem. Mas “não deixa de ser encorajador ver que os esforços da comunidade estão sendo válidos”, completa.
“O Gmail foi o pioneiro desses padrões e continuamos fortes defensores da autenticação de e-mail”, diz o texto, acrescentando ainda que o Google espera que “a publicação desses resultados inspirem mais donos de domínios a adotarem padrões que os protejam de falsificações e ajudem a manter as caixas de entrada limpas e seguras”.
Phishing também é frequente em redes sociais
O tempo passa e o uso da internet muda. No início, o e-mail era a principal forma de contato entre as pessoas, mas agora existem as redes sociais, e nelas o phishing também está presente. Um estudo da Kaspersky Lab revelou que sites como Facebook e Twitterconcentram 29,6% desse tipo de ameaça virtual, ficando a frente dos e-mails, que possuem uma fatia de 17,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário