segunda-feira, 4 de março de 2013

Chrome para Android contará com função turbo semelhante ao Opera Mobile

Código liberado no GitHub do projeto Chromium sugere implantação de protocolo para agilizar o carregamento das páginas na versão portátil do navegador.

Chrome para Android contará com função turbo semelhante ao Opera Mobile

Recurso ainda está em fase de testes, mas pode ser habilitado com a ajuda do Android SDK (Fonte da imagem: Reprodução/OMG Chrome)

Se você utiliza o navegador Opera no seu smartphone ou PC, certamente está habituado com a milagrosa função “Turbo” presente nas duas versões do browser. Esta, ao ser ativada, faz com as páginas visitadas sejam carregadas mais rapidamente e é voltada sobretudo para usuários que sofrem com conexões lentas e instáveis.

De acordo com um pequeno código divulgado por um desenvolvedor da Google na última sexta-feira (1), no GitHub do projeto Chromium (versão alternativa do Chrome que conta com as mesmas funcionalidades e código-fonte do navegador original), a versão móvel do navegador mais popular da web pode ganhar uma função semelhante ao Opera Turbo em suas próximas atualizações.

O recurso, que está sendo apelidado por entusiastas como “Chrome Turbo”, utilizaria um protocolo patenteado pela empresa e conhecido como SPDY (diminutivo para speedy, ou veloz, em português), cujo principal objetivo é “agilizar o carregamento dos sites através de otimizações de páginas utilizando de servidores proxy da própria Google”.

Na prática, o SPDY comprime partes de um site visitado e envia múltiplas correntes de dados através de uma mesma conexão, categorizando elementos da página como alta ou baixa prioridade. Outro browser que conta com uma função semelhante é o Amazon Silk, navegador da Amazon desenvolvido exclusivamente para seu tablet Kindle Fire.

Embora o Chrome Turbo ainda seja um recurso aparentemente em fase de testes, já é possível habilitá-lo em seu dispositivo móvel e testá-lo por sua conta e risco. Para isto, basta conectar seu smartphone no seu PC, ativar a depuração USB e utilizar o comando adb shell ‘echo “chrome –enable-spdy-proxy-auth” > /data/local/tmp/content-shell-command-line’ através do Android SDK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário