segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Confira as novidades do OS X Mountain Lion

O Mountain Lion é a versão mais recente do sistema operacional da Apple (Foto: Divulgação)

Liberada para download na quinta-feira (25), por US$ 20, a mais nova versão do sistema operacional para Macs, o OS X Mountain Lion (OS X 10.8) traz mais de 200 funcionalidades adicionais.

>>> Requisitos mínimos para instalar Mountain Lion

Antes de tentar instalar o sistema é preciso verificar seu o modelo de Mac suporta a nova versão. De acordo com a Apple, os modelos que podem receber atualização são: iMac (lançado em meados de 2007), MacBook (final de 2008 ou início de 2009), MacBook Pro (meio do ano e final de 2007), MacBook Air (final de 2008), Mac Mini (início de 2009), Mac Pro (início de 2008) e Xserve (início de 2009). Caso o seu Mac não esteja nessa lista é preciso que a máquina tenha a versão OS X 10.6.8 ou superior, além de espaço em disco disponível de pelo menos 4.05 gigabytes (GB).

>>> Adquirindo e instalando o sistema

Os consumidores que adquiriram Macs a partir do dia 11 de Junho deste ano têm direito à atualização gratuita para a versão 10.8. Para o restante dos usuários, a aquisição será feita através da Mac App Store. O procedimento de instalação pode ser feito por usuários com o mínimo de conhecimento, pois após o download será solicitada a senha do usuário do Mac (se houver senha cadastrada). Após clicar no botão iniciar é preciso aceitar os termos de uso. Em seguida, o Mac irá reiniciar e, em aproximadamente 30 minutos, o sistema estará instalado completamente e pronto para o uso.

>>> As novidades

São mais de 200 novidades disponíveis no OS X Mountain Lion (Foto: Divulgação)

Com mais de 200 novidades, o Mountain Lion amplia a integração com o iCloud. A partir dessa versão, além dos e-mails, contatos, calendários, lembretes, notas, favoritos do Safari e mensagens, outros documentos também ficarão na nuvem. Dessa forma podem ser compartilhados entre o Mac e os dispositivos móveis iPod touch, iPhone e iPad. Agora o iCloud também exibe automaticamente todas as abas que estiverem abertas no Safari, entre os dispositivos que estiverem conectados.

O iMessage, já disponível no iPad e iPhone, agora substitui o iChat. Através do programa, é possível enviar textos, fotos, vídeos a outros contatos que possuem algum dispositivo móvel com a versão 5 do iOS. Quando o contato receber a mensagem ou arquivo, o programa exibe a confirmação de leitura ao remetente – as mensagens são criptografadas para garantir a segurança do seu conteúdo.

A Central de Notificações é outra novidade do sistema. Na barra vertical localizada no canto direito da tela, serão exibidas as mensagens do iMessage, avisos de atualizações disponíveis, alertas do calendário e chegada de novos e-mails.

Com o Power Nap, mesmo que o Mac esteja “repousando”, o sistema irá manter ativas as atualizações de mensagens, e-mail, calendário, notas, download de atualizações do sistema, fazendo backup com a Time Machine.

O Safari 6 agora possui integração com o iCloud e botão de compartilhamento com os serviços iMessage, Twitter, Mail. A navegação ficou mais rápida: a barra de endereços também serve para enviar termos para consulta. O browser também irá sugerir itens mais relevantes, com base em termos de pesquisas mais populares a partir dos próprios marcadores. O conteúdo adicionado na Lista de Leitura também fica disponível mesmo quando o Mac não estiver conectado na internet.

Agora o Mac também fala, ou quase fala. Semelhante à funcionalidade disponível no iPhone 4S, o Mountain Lion possui um recurso de Ditado e Fala. A má notícia é que ainda não está disponível para o português. É um recurso muito útil, pela praticidade e para quem precisa de recursos de acessibilidade. Para que o conteúdo seja “lido”, basta ativar a fala. O mesmo pode ser feito ativando o Ditado para a captura do que for pronunciado e escrito num arquivo de texto ou página de internet.

Além de criptografar as mensagens, outro recurso de segurança está disponível nessa versão com a finalidade de evitar o download e a execução de softwares maliciosos. O Gatekeeper irá permitir que aplicativos sejam instalados normalmente da Mac App Store, ou de desenvolvedores identificados.

O AirPlay é uma das novidades para os usuários que possuem a Apple TV já que permite a exibição de conteúdos de áudio e vídeo na TV, totalmente sem fio.

O recurso de ‘salvamento automático’ ficou ais inteligente e permite que a última versão salva do documento seja desfeita. É possível renomear o documento sem sair do programa apenas clicando sobre o nome do arquivo na barra de título e escolher renomeá-lo. Todos os documentos salvos são enviados instantaneamente para o iCloud.

Enquanto esse review foi escrito, alguns aplicativos travaram ou nem mesmo funcionaram. Por isso, é recomendável verificar a lista de aplicativos compatíveis com o Mountain Lion. Veja aqui.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário