terça-feira, 3 de agosto de 2010

Smartphone, netbook ou notebook: qual o melhor para você?

Todo mundo quer, mas nem todo mundo conhece as diferenças. Descubra agora!

O mercado de dispositivos móveis é um dos mais promissores no mundo da tecnologia. Smartphones, netbooks, notebooks e, mais recentemente os tablets, disputam a atenção dos usuários. Afinal, quem não quer um aparelho para se conectar com os amigos e com o trabalho, independente do lugar onde estão?
Cada vez mais, os smartphones ganham funções de PCs. Na outra ponta, cada vez mais os notebooks diminuem de tamanho para caber em qualquer lugar. Literalmente no meio dessa briga por um espaço, os netbooks seguem firme, garantindo hoje 20% das vendas entre aqueles que procuram dispositivos portáteis. Mas como as empresas enxergam esse filão? E mais: será que o consumidor entende essa mistura de conceitos? Pois aqui estamos nós para desembaralhar tudo isso na sua cabeça!

Começamos pelos smartphones. Qual será o futuro desses dispositivos? Um detalhe é comum a todos: o poder de processamento. Todos querem aparelhos rápidos e que executem muitas tarefas ao mesmo tempo. Mas por outro lado, há uma separação de interesses. Uns querem aparelhos cada vez menores. Outros preferem telas grandes, com muitos recursos touch screen.

"Aí vai depender muito do perfil do usuário. Eu hoje uso muito o touch screen, porque ele é muito fácil de usar e muito intuitivo. Você consegue fazer as coisas de forma bastante simples, basta você olhar os ícones e aí você já tem acesso a todas as funções, inclusive com teclado QWERTY virtual, que facilita muito. Cada vez mais você vai ter mais recursos incorporados através dos aplicativos. Então, o hardware tem uma importância muito grande, principalmente na questão de interface com o usuário, mas são os softwares que vão fazer bastante diferença", diz Hamilton Yoshida, Diretor de marketing e Telecomunicações da Samsung.

"O usuário quer estar sempre conectado à internet, ele quer estar sempre conectado nos seus e-mails, nas suas redes sociais e ao mesmo tempo ele quer ter performance. Então, a evolução natural dessas unidades vão ser em relação ao processador, ao tamanho de tela, tempo de resposta a todas essas funcionalidades e isso sem sombra de dúvida é o que a gente está buscando com relação à evolução tecnológica pra atender exatamente a esses usuários", diz Murilo Vargas, Gerente de Produtos da Sony Ericsson Brasil.

Se você prefere um equipamento mais robusto, certamente vai optar por carregar um netbook ou notebook junto com o seu smartphone. Mas o que diferencia um netbook de um notebook? Você sabe?

"O netbook é caracterizado por ter uma tela menor, ter um peso mais leve, então ele é mais levinho, ele tem um processamento mais básico, para tudo aquilo que você precisar fazer de aplicação, de Excel, World, Power Point e especialmente acesso à internet. O netbook tem o processador Atom, uma tela pequena e é levinho. Já o notebook também pode ter uma tela pequena, só que ele tem uma utilização para um processamento maior, para a criação de conteúdo e não uso. Então, por esse motivo, ele tem processadores mais potentes, com maior velocidade. E aí entra a linha Core, Core i3, Core i5 e Core i7 da Intel", diz Denise Pereira, Gerente de Marketing de Produto da Intel Brasil.
Resumindo: o que diferencia o netbook do notebook, tecnicamente falando, é o seu processador. E o que faz com que você escolha entre um e o outro é o que pretende fazer com o equipamento no seu dia-a-dia. Os 2 produtos, que já eram irmãos, começaram a dividir qualidades, como por exemplo, baterias de 6 células para maior autonomia. A tela pequena também foi copiada por alguns modelos de notebooks. Mas por outro lado, os notebooks, irmãos mais velhos e maiores, também ganharam elementos extras. Leitores e gravadores blu-ray, telas gigantes em alta definição e saídas HDMI são apenas alguns exemplos.

"E a gente busca olhar cada vez mais exatamente o que o consumidor necessita e com isso sim a gente busca ter a melhor máquina, melhor proposta de valor para esse consumidor em cada um desses segmentos", diz Willen Puccinelli, Gerente de Produto da Vaio Brasil.

"Se o consumidor tiver uma venda consultiva na loja, se o vendedor que atender  puder explicar um pouco da utilização dele, ele hoje pode levar tanto um netbook quanto um notebook, vai depender muito da utilização e da proposta para a qual ele quer aquele equipamento", diz Ricardo Dominguez, Gerente de Produto de Notebooks da Samsung.
E aí, desembaralhou os conceitos? Se você quiser saber mais ainda sobre smartphones, netbooks e notebooks, comparativos, o futuro desses produtos, e também sobre a chegada dos tablets a este mercado, acesse agora olhardigital.com.br. Temos várias matérias a este respeito para você. Clique e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário