segunda-feira, 29 de junho de 2009

Como Usar o Ubuntu

Aprimore seus conhecimentos sobre a distribuição Ubuntu, incluindo guia de particionamento e instalação do sistema.

Sendo uma das principais distribuições Linux do mercado, o Ubuntu chega a sua nova versão: 9.04.  Ele mantém todas características que o tornaram um sucesso, além de acrescentar novas funcionalidades interessantes como efeitos visuais de última geração.
É ideal para os diversos tipos de máquinas existentes no mercado, como desktops, notebooks e servidores. Funciona perfeitamente em um computador que já contenha o Windows instalado, sendo uma das distribuições mais fáceis e acessíveis para um iniciante, é uma ótima alternativa de migração para o Linux.
Pelos motivos acima, a Equipe Baixaki testou esta nova versão do Ubuntu, apresentando suas principais funcionalidades e qualidades, descrevendo todo o processo de instalação e configuração, assim como expondo a opinião sobre o sistema.

Recursos gráficos do Ubuntu

Curiosidades

  • O Ubuntu é atualizado a cada 6 meses. A próxima versão, 9.10 codinome Karmic Koala é esperada para Outubro de 2009.
  • Cada versão do Ubuntu possui um codinome próprio, como Dapper Drake na 6.06, Feisty Fawn na 7.04, Gutsy Gibbon na 7.10 e Hardy Heron na 8.04, Intrepid Ibex na 8.10 e Jaunty Jackalope na 9.04.
  • Existem várias distribuições derivadas oficialmente do Ubuntu, como o Edubuntu, versão desenvolvida para uso em escolas e o Kubuntu, que usa o KDE por padrão no lugar do Gnome.
  • É uma distribuição herdada do Debian, possuindo muitas de suas características originais.

Linux não é coisa de outro mundo
Muitas pessoas quando ouvem a palavra Linux, automaticamente pensam em um sistema difícil de instalar e de usar. Isto poderia ser verdade antigamente, mas hoje em dia o Linux tornou-se fácil de ser configurado, contendo tantos recursos quanto o sistema da Microsoft.
Linux é um sistema operacional desenvolvido por Linus Torvald, inspirado no sistema Unix. Sua principal característica é ser um SO livre, onde  o código fonte é disponibilizado para download de qualquer pessoa interessada, ao contrário da Microsoft, que esconde com unhas e dentes o código de seu sistema operacional.
Como o código fonte do Linux é distribuído gratuitamente, cada programador pode criar sua versão própria deste sistema, o que é chamado de “distribuição Linux”. Atualmente, muitas distribuições são utilizadas por usuários de diversas partes do mundo, cada uma possuindo características particulares, o que as tornam diferentes umas das outras. Algumas das principais distribuições são:  Debian, Mandriva, Slackware, e claro, o Ubuntu.

Interface Intuitiva do Ubuntu

Conheça o Ubuntu
O Ubuntu chega à sua nova versão, 9.04, portanto o  codinome Jaunty Jackalope. Sendo uma das maiores distribuições Linux existentes no mundo, suas principais características são a facilidade e a acessibilidade, além na vasta quantidade de pacotes disponíveis, tornando-o um sistema completo.
A proposta do Ubuntu é ser um sistema operacional totalmente livre, assim como seus programas suportados. Isto significa que nenhum tipo de licença ou taxa é cobrada do usuário. O seu principal concorrente, Windows, trabalha com uma maneira diferente de pensar, pois tanto o sistema quanto diversos programas exigem licenças pagas para uso.
Outra característica marcante no Ubuntu, assim como em qualquer distribuição Linux, é a quantidade de programas que já vêm instalados no sistema. Fazendo uma comparação, o Windows acompanha poucos programas úteis para o usuário em sua instalação padrão.
Para usuários que desejam efeitos gráficos semelhantes ao Aero e ao Flip 3D do Vista, esta versão do Ubuntu acompanha por padrão recursos superiores aos citados acima. Todas as animações de desktop da nova versão do Windows podem ser reproduzidas em grau maior de efeitos no Gnome, gerenciador gráfico do Ubuntu.

Efeito gráfico semelhante ao Flip 3D do Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário