quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Greenpeace divulga ranking com as empresas de tecnologia mais verdes do mundo

Greenpeace divulga ranking com as empresas de tecnologia mais verdes do mundo

ONG ligada a questões ambientais lança sua 16a. edição do ranking das 10 empresas de tecnologia mais engajadas com políticas sustentáveis

O Greenpeace divulgou sua nova lista que classifica as dez empresas de tecnologia mais comprometidas com a preservação do meio-ambiente. A ONG avalia pontos como quais componentes tóxicos cada empresa utiliza no seu processo de fabricação, o destino do lixo tecnológico produzido e a eficiência energética dos produtos de cada companhia.

A finlandesa Nokia ficou no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, com 7,5 pontos em uma escala que vai de zero a dez. A empresa, por exemplo, não usa mais o gás tóxico PVC desde 2005 em seus produtos.

Em segundo e terceiro lugares ficaram a Sony Ericsson, com 6,9 pontos, e a Philips, com 5,5, ambas nas mesmas posições em relação ao ranking passado. A empresa japonesa ganhou destaque pelo banimento de substâncias tóxicas de seus celulares e também por produzir o aparelho mais sustentável do mundo, o Sony Ericsson Elm. A holandesa Philips, por sua vez, produz um aparelho televisivo a partir de materiais recicláveis que usa um controle remoto de energia solar.

A lista foi seguida pelas empresas HP, Samsung, Motorola, Panasonic, Sony, Apple e Dell.

O destaque negativo ficou para a Apple, que perdeu quatro posições em relação ao ranking anterior. O principal motivo, segundo o Greenpeace, é a falta de divulgação de informações sobre a eliminação de compostos nocivos nos futuros produtos da empresa de Steve Jobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário