quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ubuntu quer aumentar o número de programas de sua central de softwares

Seguindo o modelo da Apple, aplicativos de terceiros têm o caminho facilitado para entrar no repositório oficial do sistema operacional.

O Ubuntu, sistema operacional baseado em Linux, resolveu simplificar o processo de adição de novos programas a sua central de softwares. A intenção é aumentar o número de aplicativos de fácil instalação disponíveis na plataforma.

Tal qual a App Store e o Android Market, terceiros poderão desenvolver programas para o Ubuntu e vê-los acessíveis a milhões de usuários de uma maneira simples. O processo, de acordo com a explicação no site, é concluído em poucas tarefas: basta deixar o software pronto para ser avaliado, enviá-lo para a comissão de revisão e esperar o retorno. Se tudo correr normalmente, ele estará disponível para download em um curto espaço de tempo.

Há algumas exigências para que o programa seja aceito pela comissão: ele não poderá estar em nenhum repositório do Ubuntu, não deve depender de nenhum outro aplicativo para funcionar e, lógico, tem de ser open source.

Nenhum comentário:

Postar um comentário